Notícias

  • 30/01/2015

    Nova geração do FleetBoard reduz custos operacionais e assegura maior controle sobre os veículos

    Reconhecida no mercado brasileiro por oferecer uma solução completa aos seus clientes, a Mercedes-Benz disponibiliza aos transportadores de carga e logística um produto de alta tecnologia para a gestão de frota e agora rastreamento. Até então somente disponível para os extrapesados Axor e Actros, o FleetBoard – produto da Daimler comercializado pela     Mercedes-Benz do Brasil – passa a ser oferecido, a partir de março 2015, para toda a linha de caminhões da marca.

    Avançado sistema de telemática, o FleetBoard utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas, assim como auxiliar na segurança do veículo e da carga.

     

    “Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso atende às expectativas das empresas de transporte do nosso País, que estão se profissionalizando cada vez mais, buscando entender melhor sua frota a fim de otimizar os custos operacionais”.

    O sistema de telemática mais avançado e completo do mercado

    De acordo com Leoncini, o FleetBoard é o sistema de telemática mais avançado e completo entre todos os fabricantes de veículos comerciais. “Porém, entendemos que não é suficiente oferecer apenas o melhor produto para o gerenciamento de frota. É necessário também ampliar os serviços para aumentar a segurança do veículo e da carga, ajudando a prevenir acidentes e também protegendo-os contra furtos e roubos nas estradas brasileiras”, diz ele.

     

    O novo FleetBoard reforça, portanto, o conceito da oferta por parte daMercedes-Benz de uma solução completa para o sucesso do transportador. “O nosso compromisso é que o cliente não precise comprar o caminhão em um lugar, um sistema de gestão de frota em outro e o rastreador em um terceiro local”, destaca Leoncini. “Na Mercedes-Benz, ele encontra tudo isso, com a credibilidade de quem dispõe de amplo conhecimento e experiência no assunto. No Brasil, são mais de 3.000 caminhões Axor e Actros operando com o FleetBoard. No mundo, mais de 100.000 veículos”.

     

    Leoncini destaca que o FleetBoard integra um conjunto de serviços e soluções oferecidos pela Mercedes-Benz para atender o cliente de uma forma ainda mais completa. Este portfólio inclui também a SelecTrucks, unidade de negócios de caminhões seminovos, bem como contratos de manutenção e ampla oferta de peças genuínas Mercedes-Benz, peças da linha Alliance Truck Parts e peças remanufaturadas da linha RENOV.

     

    Auxílio na localização, inclusive em caso de furtos e roubos de veículos e cargas

     

    Através de uma parceria com uma empresa que é referência de mercado, a Zatix, a nova geração do FleetBoard oferece sofisticadas soluções para o rastreamento e gerenciamento de risco de cargas e logística. O objetivo é apoiar o cliente na localização dos veículos e cargas, inclusive em caso de furtos e roubos. Para esta prestação de serviços é utilizada uma tecnologia de ponta, possibilitando a localização geográfica do veículo e carga caso seja solicitada pelo Cliente.

     

    Para sua tranquilidade e comodidade, o cliente do FleetBoard conta ainda com suporte da Central de Atendimento 24 horas, durante sete dias por semana, bem como da Rede de Assistência Técnica, presente em todo o País.

     

    Sistema totalmente adequado às características do mercado brasileiro

    “O Brasil é o primeiro país a receber a nova geração do FleetBoard, que depois será disponibilizada para outros mercados”, destaca Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da Empresa com o Brasil. Em conjunto com a Alemanha, foram investidos mais de R$ 40 milhões no desenvolvimento do atual sistema, com envolvimento de mais de 100 técnicos nesse trabalho”.

     

    “Desenvolvida em parceria entre a FleetBoard da Alemanha e a equipe de Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil, essa tecnologia é ideal para atender às características do mercado brasileiro e às necessidades dos nossos clientes”, diz Andre Weisz, Head of Fleetboard Brasil. “E para garantir a eficiência do sistema, contamos com uma equipe própria de consultores para prestar todas as orientações e esclarecimentos sobre este inovador serviço”.

     

    Uma demanda dos transportadores que foi integrada a nova geração do FleetBoard é que o sistema não seja manipulável. “O novo aparelho não está visível no interior da cabina e faz parte do gerenciamento eletrônico do veículo. Por isso, é extremamente seguro, não permitindo manipulação ou mesmo sua retirada. Isso propicia tranquilidade e uma solução na qual o cliente pode depositar sua confiança”, garante André Weisz.

     

    FleetBoard contribui para direção econômica e segura

     

    “Graças às facilidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução”, diz André Weisz. “Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo”.

     

    A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade. O treinamento dos motoristas é contínuo, identificando as conduções inadequadas e contribuindo para o aprimoramento profissional do motorista.

     

    De acordo com André, outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. “As vantagens não param por aí. Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga”.

     

    Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.

     

    Utilização amigável via computador, smartphones ou tablets

     

    O FleetBoard é uma ferramenta de uso amigável que propicia muitas facilidades aos clientes. O acesso aos dados e às informações da frota é muito simples, bastando apenas um computador ou telefone móvel com Internet e a contratação dos serviços.

     

    A gestão de frota é feita à distância, nos computadores dos escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e iPad – o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus caminhões, entre outras.

     

    Fonte: Mercedes-Benz